Comércio de serviços segue em contínua recuperação, apesar da guerra na Ucrânia

Comércio de serviços segue em contínua recuperação, apesar da guerra na Ucrânia, diz Barômetro da OMC






Genebra (Suíça) – O comércio mundial de serviços continuou a crescer no segundo trimestre de 2022, indicando resiliência ao conflito na Ucrânia, de acordo com o Barômetro de Comércio de Serviços da OMC, divulgado nesta quinta-feira (23), em Genebra.


A leitura mais recente de 105,5 está firmemente acima da leitura anterior de 102,5 em setembro de 2021 e confortavelmente acima do valor de referência de 100 para o índice, sinalizando que o comércio de serviços provavelmente registrará ganhos sustentados no segundo trimestre assim que as estatísticas oficiais para o período estiverem disponíveis.


Segundo as informações divulgadas em Genebra, o Barômetro do Comércio de Serviços está superando o Barômetro do Comércio de Bens, que aponta para uma possível mudança nos padrões de consumo de bens e serviços à medida que a pandemia do Covid-19 diminui.


Entre os índices componentes do Barômetro do Comércio de Serviços, o índice de transporte aéreo de passageiros (117,1) registrou o maior ganho, contribuindo para a leitura acima da tendência no índice global. Fortes exibições no Índice de Gerentes de Compras de serviços (105,1) e serviços de tecnologia da informação e comunicação (104,2) também ajudaram a elevar a leitura do Barômetro de Serviços.


Embora permaneça acima da tendência, o índice de serviços financeiros (101,7) parece ter perdido força recentemente, possivelmente devido a sanções à Federação Russa em conexão com o conflito na Ucrânia. Outros índices, incluindo transporte de contêineres (101,5) e construção (101,1) permanecem ligeiramente acima da tendência.


Desenvolvimentos recentes no comércio de serviços são ilustrados pelo Índice de Atividade do Comércio de Serviços, que fornece uma medida aproximada do volume real do comércio mundial de serviços, levando em consideração as mudanças nos preços e nas taxas de câmbio.


O índice mostrou um crescimento lento, mas constante, desde que o comércio de serviços atingiu o nível mais baixo no segundo trimestre de 2020, nos estágios iniciais da pandemia global. O índice continuou a se recuperar no quarto trimestre de 2021, com um aumento de 15,6% em relação ao ano anterior, embora tenha permanecido 8,9% abaixo do pico pré-pandemia no segundo trimestre de 2019.


O Barômetro do Comércio de Serviços destaca pontos de virada e padrões de mudança no comércio mundial de serviços. Ao contrário de sua contrapartida para bens, as flutuações registradas pelo indicador de serviços coincidem com os movimentos dos fluxos comerciais reais, em vez de antecipá-los. Leituras de 100 indicam crescimento em linha com as tendências de médio prazo. As leituras superiores a 100 sugerem um crescimento acima da tendência, enquanto as abaixo de 100 indicam o oposto.


(*) Com informações da OMC





Fonte: https://www.comexdobrasil.com/comercio-de-servicos-segue-em-continua-recuperacao-apesar-da-guerra-na-ucrania-diz-barometro-da-omc/

6 visualizações0 comentário